Evento reuniu pets e mirou na diminuição da população de felinos abandonados no local
A Prefeitura Municipal de Cabedelo realizou, na tarde deste sábado (29), uma edição especial do projeto Adota com Amor, na Praia do Jacaré.
A ação visa primordialmente chamar atenção e colocar à disposição para adoção felinos que foram abandonados ou que atualmente vivem no Parque do Jacaré. Todos os animais de estimação envolvidos em tratamento de saúde e estão aptos a receber um novo lar.
O evento teve por objetivo alertar as pessoas sobre o abandono de animais no Parque do Jacaré, prática que é considerada crime. O abandono causa extremo sofrimento ao animal, que tem dificuldades para encontrar alimento e abrigo em ambientes desconhecidos, ficando desprotegido da chuva, do frio, da exposição ao tempo e sujeito a brigas, atropelamentos e maus-tratos.
A iniciativa aconteceu através de uma parceria da Secretaria de Turismo com a Secretaria de Saúde – por meio da Unidade de Zoonoses Mariana Bezerra – e também contou com o apoio das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Educação (Seduc).
"Essa ação tem um caráter mais educativo justamente para chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las sobre essa situação do abandono de animais. E o grande objetivo é a gente encontrar um local adequado para os gatos que vivem no Parque do Jacaré. Esse trabalho de castração, cuidado e adoção já é feito com excelência bastante pelo município, e nós quisemos unir o útil ao agradável e nos precaver para que uma situação pontual não se torne um grave problema de saúde pública", comentou o secretário de Turismo de Cabedelo, Haenell Farias.
Os pets adotados foram entregues aos novos donos, vacinados contra a raiva e castrados ou com a garantia da castração.
"O 'Adota com Amor' já acontece em média uma vez, mensalmente. Então a gente escolhe um novo local para colocar animais para adoção – aqueles que já foram submetidos à castração na unidade, ou então animais que são errantes. Especificamente, esse evento no Jacaré visou trazer os animais para que tenham a oportunidade de um novo lar, de ter uma família que cuide com amor e carinho e a dê uma nova vida", afirmou a médica veterinária e subgerente da Unidade de Zoonoses Mariana Bezerra, dr. João Benites.
O Código Penal, em seu artigo 164, penaliza com detenção, de quinze dias a seis meses ou multa, quem “introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejudicado”.
Já a Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumenta a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.
Exposição – A parceria com a Semam possibilitou que o evento receba também uma exposição dos projetos ambientais que estão em desenvolvimento atualmente no município. a exemplo dos “Pescadores de Plástico” – que são representados pelos alunos Guardiões da Natureza; do Horto Municipal – que está fazendo a distribuição de mudas ornamentais; e ainda as ações da Coleta Seletiva – divulgação do projeto que já está sendo implantado gradativamente nos bairros de Cabedelo.