Na manhã desta terça-feira (4), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deu início aos trabalhos do primeiro ano da 19ª Legislatura, em uma sessão solene marcada por grandes expectativas. O plenário Senador Humberto Lucena, sede do Legislativo Municipal, ficou lotado com a presença dos 29 vereadores eleitos, do prefeito Cícero Lucena (PP) e de diversos secretários municipais.
O presidente da CMJP, Dinho (PSD), ressaltou a importância histórica da sessão, destacando que esta seria a última realizada na atual sede da Câmara. "Se Deus quiser, e com a colaboração da Prefeitura, que foi parceira, este será o último discurso de abertura legislativa realizado neste plenário. Em breve, estaremos na nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa, cuja construção também contribuirá com a revitalização do Centro Histórico da nossa cidade", afirmou Dinho, que também parabenizou a criação da Secretaria Municipal de Preservação e Recuperação do Centro Histórico, citada pelo prefeito Cícero Lucena.
O presidente destacou, ainda, a colaboração entre o Legislativo e o Executivo, destacando a importância da saúde financeira da Câmara e o crescimento da cidade. "O aumento da arrecadação e o orçamento financeiro do Executivo Municipal colaboram para a saúde financeira da Câmara, possibilitando o repasse desses aumentos para os servidores e a elaboração de leis que beneficiem todos os funcionários efetivos e comissionados", enfatizou. Ele também registrou seu agradecimento aos ex-vereadores, que, embora não tenham sido reeleitos, obtiveram expressivas votações.
Em seu discurso, o prefeito Cícero Lucena prestou contas de algumas das principais ações realizadas em seu último mandato e anunciou novas iniciativas para a população. Entre os destaques, mencionou a informatização das áreas de Educação e Saúde, com a distribuição de tablets e chromebooks; os investimentos em Habitação, com a construção de novas unidades habitacionais; e os avanços nos setores de Turismo, Cultura e Esporte, com a realização de grandes eventos que atraem turistas à capital paraibana.
Cícero Lucena também falou sobre importantes melhorias na mobilidade urbana, com a criação de novos corredores e terminais de integração. Além disso, anunciou a criação de três novas secretarias municipais: a Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria e a Secretaria Municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro). "A reorganização da estrutura administrativa da Prefeitura permitirá um ajuste na prestação de serviços essenciais para a cidade, atendendo de maneira mais ágil e direcionada as necessidades identificadas", afirmou o prefeito.
A 19ª Legislatura da Câmara Municipal de João Pessoa será composta por 29 vereadores, que representarão a população pessoense entre 1º de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2028. A Casa será presidida por Dinho (PSD) no biênio 2025/2026, e contará com os seguintes membros da Mesa Diretora: Eliza Virgínia (PP) como primeira vice-presidente, Odon Bezerra (PSB) como segundo vice-presidente, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) como primeiro secretário, Marcos Henriques (PT) como segundo secretário e Durval Ferreira (PL) como terceiro secretário.